GED – GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS
O significado da sigla GED, apropria-se ao Gerenciamento Eletrônico de Documentos ou simplesmente Gestão Eletrônica de Documentos. Em um contexto geral podemos atribuir ao GED um conjunto de tecnologias que permite uma Empresa gerenciar seus documentos em formato digital. Esses documentos podem ser de diversas formas e origens como a exemplo: papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de textos e documentos em geral.
Principais Tecnologias do GED:
Capture – Acelera processos de negócio através da captação de documentos e formulários, transformando em informações confiáveis e recuperáveis, passíveis de serem integradas a todas as aplicações de negócios.
Document Imaging (DI) – É a tecnologia de GED que propicia a conversão de documentos do meio físico para o digital.Trata-se da tecnologia mais difundida do GED, muito utilizada para conversão de papel em imagem, através de processo de digitalização com aparelhos scanners.
Document Management (DM) (Gerenciamento de Documentos) – É a tecnologia que permite gerenciar com mais eficácia a criação, revisão, aprovação e descarte de documentos eletrônicos.
Workflow – Controla e gerencia processos dentro de uma organização, garantindo que as tarefas sejam executadas pelas pessoas corretas no tempo previamente definido.
Organiza tarefas, prazos, trâmites, documentos e sincroniza a ação das pessoas.
O GED leva benefícios significativos a uma empresa, que são perceptíveis em praticamente todos os seus departamentos e ainda na praticidade e agilidade suas consultas por meio eletrônico.
Atribuímos os principais benefícios do GED no ambiente corporativo:
1. Alta velocidade, identificação e precisão na localização de documentos;
2. Melhor gestão e controle no processo de negócio;
3. Inúmeras possibilidades de indexação, identificação e localização de documentos;
4. Melhor qualidade e agilidade no atendimento ao Cliente, proporcionando respostas rápidas, precisas e eficientes;
5. Melhor agilidade nos processos da Empresa;
6. Melhor gerenciamento automatizado de processos, minimizando força de trabalho dos recursos humanos e aumentando a produtividade;
7. Melhoria no processo de tomada de decisões;
8. Aquisição de vantagem competitiva sustentável e preservação ambiental;
9. Busca de informações de trabalho virtual, com redução de despesas e maximização do tempo resposta ao demandante da ação;
10. Redução de custos com cópias uma vez que há disponibilidade das informações e documentos em rede;.
11. Otimização e aproveitamento de espaço físico;
12. Melhor interface na disponibilização dos documentos aos Colaboradores;
13. Agilidade aos processos em cumprimentos dos prazos, viabilizando consultas rápidas e otimizadas;
14. Facilitação às atividades que envolvem colaboração entre pessoas e equipes.